ÚLTIMAS
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nesta terça (28), o programa Conexões Esquina Democrática, entrevistou o Advogado e Presidente do Partido Comunista em Cruz Alta, Fernando Cossettin. Na pauta uma análise sobre a reta final das eleições no Brasil. De acordo com Fernando podemos ter uma vitória de Lula no primeiro turno, pois os trabalhadores estão mais pobres, a saúde pirou, o desmatamento aumentou e o povo cansou do Bolsonarismo, “o Governo atual governa somente para as elites. O povo quer encontrar o seu caminho e ter dignidade. Essa recuperação do Brasil está próxima de acontecer”.

Sobre o crescimento de Edegar Pretto, Lula e Olívio Dutra nas pesquisas, Fernando comentou que existe um sentimento do voto útil no ar. Já a campanha a nível nacional é diferente do que ocorre no RS, “Edegar tem uma trajetória muito bonita junto a agricultura familiar. Na reta final tem crescido e o RS geralmente define o seu candidato na última hora. Aconteceu com Sartori, Rigotto e Yeda, que não estavam tão bem nas pesquisas e acabaram indo disputar o segundo turno e venceram. Se o Lula ganhar no primeiro turno o palanque do Edegar fica mais forte no segundo turno”.

Em relação as pesquisas ao Senado, Fernando disse que a candidatura do Olívio reforça o legado de luta do companheiro, pois esse honra o fio do bigode. “Tem duas candidaturas fortes da direita, porém Olívio segue subindo nas pesquisas, pois as pessoas identificam nele a representação do trabalhador, sentimento que as candidaturas da direita não consegue alcançar. Mourão, por exemplo, não tem ligação com o RS. O sotaque dele é carioca e ele torce para o Flamengo”. 

Em relação ao impacto dos debates transmitidos pela televisão aberta nessa semana, o Advogado comentou que os debates são fundamentais na identificação dos candidatos com os eleitores, “embora não definam a eleição, conseguem cristalizar o voto. Um exemplo é a maneira que o Bolsonaro se posiciona em relação as mulheres. Aqui no RS, em outras eleições, o debate tem influenciou muito, pois dá pra ver quem tem mais fôlego para ganhar as eleições ou para fomentar o candidato que a população não quer que ganhe. A direita sempre lança dois candidatos e esvazia uma de suas candidaturas”. 

Em relação a possível vitória de Lula em Cruz Alta, o Presidente do PCdoB em Cruz Alta analisa o sentimento da população pelas conversas informais nas ruas, “claro que não temos pesquisa, porém na identificação do sentimento da candidatura dele na população isso é notável em relação ao antíbolsonarismo. Porém, os votos para os parlamentos parecem bem soltos e ainda não cristalizados. É importante definir o executivo, mas o legislativo é fundamental para a governabilidade. As pessoas estão com receio de se manifestar e adesivar seus carros e por isso é mais difícil perceber se determinada candidatura pode ganhar na cidade. Tem muito voto silencioso, porém quando conversamos com as pessoas, vemos o sentimento da população que quer derrubar o bolsonarismo. Em Cruz Alta podemos vencer e ajudar a construir a vitória do Lula no primeiro turno”.  

Sobre o voto em  Candidatos de Cruz Alta, Fernando disse que quando não tem candidaturas viáveis de esquerda surge essa campanha do vote Cruz Alta. Engraçado que quando Vilson Roberto foi candidato não teve esse movimento da classe empresarial. É importante também ver como os candidatos de Cruz Alta votaram a favor da reforma trabalhista e previdenciária que não beneficiou os trabalhadores. As pessoas passaram a ganhar menos e não conseguem se aposentar”. 

Edição textual: Jornalista Diones da Silveira Biagini (Doutorando em Desenvolvimento Regional).