ÚLTIMAS
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nesta terça (05), a partir das 19 horas, o programa trouxe para bancada de entrevistas, Claudio Renato Azevedo Filho (Fufa Azevedo), formado em marketing e gestão pública. Ele também é estudante de direito, ex – Vereador, ex – Secretário Geral de Governo e ex – Diretor da Fenac em Novo Hamburgo. Na pauta a quarta entrevista de uma série de entrevistas com lideranças das comunidades sobre as cidades gaúchas que queremos. 

Segundo o Pré candidato a Prefeito de Novo Hamburgo, Fufa Azevedo, a cidade foi a capital nacional do calçado. “Temos uma potencial imenso, mas sofremos muito nos últimos anos. Perdemos quase 12 mil pessoas. A cidade que era a 6ª  economia da cidade hoje fica variando entre 12ª e 10ª economia do Estado. O sistema de saúde está se deteriorando, as escolas aos cacos e o sistema social indo por água abaixo. Por outro lado, São Leopoldo que esteve economicamente atrás de Novo Hamburgo, cresceu muito. Era a 12ª e hoje é a 6ª. A renda média de São Leopoldo também é maior do que Novo Hamburgo. Não temos nem um setor macroeconômica apontando para cima”.

Ele reitera dizendo que existe uma crise muito grande no sistema de saúde. “O pior índice de contaminação da dengue está em nossa cidade. Essa turminha liberal e extrema direita não surpreende, pois eles querem governar, mas não acreditam no estado”. A Prefeita do MDB aumentou em 300% de IPTU. Cobram mais das pessoas e deixam as casas alagarem e não limpam a cidade, pois aumentam os desastres ambientais e o número de casos de dengue”. 

Sobre a cidade que deseja, Fufa, comenta que essa será uma de suas prioridades. “A indústria criativa emprega em torno de 140 mil pessoas. A calçadista emprega 112, ou seja. A cultura criativa gera mais emprego na região. Creio que disputar o título de capital da cultura é um bom propósito. Precisamos investir na cadeia produtiva em diálogo com o Governo Federal. Pode ser um dos agentes propulsores do desenvolvimento econômico”.

Ele ainda conclui dizendo que Novo Hamburgo terá 5 candidaturas. “Nem uma delas é a pré candidatura do Lula. Eu sou o Pré Candidato do Presidente da Républica. Estamos ouvindo a comunidade nos bairros e demos um amplo planejamento de pré campanha”. Dentro desta questão da participação social, ele projeta um novo orçamento participativo e uma Prefeitura que oportunize um diálogo junto a comunidade a partir de plataformas modernas e aplicativos que atendam as demandas entre o físico e o virtual, “não vamos deixar de ir aos bairros. Vamos atualizar métodos antigos que na prática são pouco utilizados como o Prefeitura nos Bairros”. 

A Apresentação foi do Jornalista Diones da Silveira Biagini (Doutor em Desenvolvimento Regional) e Jonas Rodeghiero (Doutorando em Filosofia pela UFPEL). A Transmissão ocorreu no dial das rádios comunitárias de Cruz Alta, Caxias do Sul e Sapiranga. Ainda no facebook dos veículos comunitários de Viamão e Encruzilhada do Sul e também no youtube do Jornal O Coletivo em:

Edição:  Dr. Em Desenvolvimento Regional – Diones da Silveira Biagini.