ÚLTIMAS
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Texto do Professor Jonas Rodeghiero

GRÉCIA E FILOSOFIA

 Existe algo que surgiu na Grécia Antiga – que era a costa do mediterrâneo quase que inteiro – que mudou o curso da humanidade. Que se faça jus aos povos e registros dos egípcios, fenícios, mesopotâmicos e persas e celtas, eles são parte ativa desta transformação. O surgimento do conhecimento filosófico, um uso da razão com método, com previsibilidade de resultados, a autorreflexão metódica, autocrítica.

 POETAS, ATORES E ATLETAS

 Neste mesmo período emergem também práticas esportivas (Olimpíadas), o Teatro – Comédia e Tragédia –, a literatura, novas formas de uso da escrita! É lindo de pensar, não!?! Como que de bárbaros criadores de cabras, violentos saqueadores, cobiçosos pastores, passamos à poetas, atores e atletas.

 ÓCIO

 A escravidão era que garantia o ócio! Alguém tem que trabalhar, no pesado, nas condições de reprodução da vida… Para outros cabem o deleite de explorar suas potencialidades e desenvolver seus talentos. Ganhamos em civilização!

 POLÍTICA

 Entre estas práticas, uma era a Política. Exige a arte retórica – ou exigia – e palcos públicos por onde se estendiam longos e teatrais enroscos argumentativos.

 ALGUÉM TEM QUE TRABALHAR

 A metalinguagem dos liberais (são tipo o menino dono da bola, em um debate político se não der certo, levam a bola pra casa) caiu por terra. A cultura helênca virou pan-helênica, com Alexandre.  Temos teatros, municípios, administradores locais, mas sempre tivemos, até antes de Alexandre, TRABALHADORES.

 TRABALHADORES

 A metanoia liberal conseguiu levar o discurso de Mises a cabo, taxar a ESQUERDA como um bando de RESSENTIDOS. Que fazem suas convicções não pela razão, mas por um sentimento de não ter alcançado algo, sintomático pensando que vivemos no cristianismo – tal qual acusara Nietzsche os cristãos, sobre sua mitologia que prega o vazio inalcançável.

 O desgaste que contraiu o Partido dos TRABALHADORES no exercício comercial da política, dando vezes a boa parte do ideário Liberal, manchou o bem que representam conquistas e DIREITOS SOCIAIS.

Ter direitos saiu da moda, o Brasil precisava voltar a dar lucro, só esqueceram de avisar que para alguém LUCRAR, alguém tem que TRABALHAR.

 Precisamos avançar com mais força nas conquistas sociais, se não, são só políticas públicas tapando o sol com a peneira…