ÚLTIMAS
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A assembleia do funcionalismo municipal de Estância Velha, realizada na segunda-feira (27/11) rechaçou a  proposta de alteração no plano de carreira do magistério e o fim do abono permanência do funcionalismo encaminhada ao legislativo pelo Prefeito Diego Francisco do PSBD.

A posição unânime dos servidores e servidoras presentes foi por intensificar as mobilizações e realizar paralisações durante a próxima semana para dialogar com a comunidade e denunciar os ataques.

Diego tem um histórico de ataques aos servidores desde seu primeiro ano de mandato quando optou pelo reajuste mínimo, sem aumento real nos salários, política que manteve ao longo de sua gestão. O prefeito ainda reajustou os salários de cargos comissionados em 35% em detrimento da maioria do funcionalismo, foi um dos primeiros prefeitos a questionar a Lei do Piso Nacional do Magistério e até hoje não paga o devido às professoras e professores.

PRÁTICA ANTI-SINDICAL

Diego Francisco se nega a reconhecer a representação sindical dos servidores e não mantém contato ou espaços de diálogo que contemple a representação da categoria, desta forma sempre impedindo que propostas que são aprovadas nas assembleias possam ser resolvidas, como é o caso do aumento no Vale Alimentação e reclassificação de cargos de servidores que estão recebendo abaixo do valor de um salário mínimo.

Nos últimos dias o prefeito tem orientado cargos em comissão do município a se manifestarem contra a existência do sindicato em redes sociais, alguns inclusive se utilizando de informações que são de cunho administrativo da prefeitura. Ainda, oficiando o sindicato a apresentar documentação de sua fundação e regularidade para atribuir tensão ao embate que insiste em manter com os funcionários públicos do município.

MOBILIZAÇÃO
A categoria deve realizar nesta quarta-feira uma manifestação na frente da prefeitura, que está prevista para às 18 horas, ao final do turno de trabalho.

Uma paralisação geral está marcada para o dia 7 de dezembro e deve envolver todos os setores da administração.

NA CÂMARA MUNICIPAL

O prefeito mantém maioria no legislativo, o que até então lhe garantiu a aprovação de projetos como os que mantiveram o arrocho salarial e reajustaram em 35% o salário dos secretários e alguns CC’s.
A Câmara Municipal deve analisar mais esta proposta de retirada de direitos dos servidores como o projeto que retira o abono permanência que já deu entrada no legislativo.

O sindicato emitiu uma nota pública e carta a comunidade, confira na íntegra:

Carta Aberta aos pais, mães e a toda comunidade escolar de Estância Velha

Conheça a verdade sobre o que acontece na educação de nossa cidade e como isso afeta a todos
O prefeito Diego Francisco (PSDB) prepara um “presente” de final de ano indigesto para os professores de Estância Velha com efeitos para toda a comunidade escolar. Para fugir de um ano eleitoral, ele quer enviar de afogadilho à Câmara de Vereadores um projeto que ataca o plano de carreira dos trabalhadores do município e pode empurrar vários colegas para a aposentadoria, podendo deixar escolas sem professores.

Faz tempo que o prefeito ataca os trabalhadores da cidade. Não concedeu o reajuste às Agentes Comunitárias de Saúde (5,77%), ignora as perdas do poder de compra dos salários pelo congelamento durante a pandemia que achata, principalmente os menores salários e até hoje não respeita a lei do piso nacional dos professores. Agora quer fazer “economia” cortando direitos às custas da educação reduzindo salários no avanço da carreira, nada mais injusto.

Contrariado, o prefeito não quer “falar com o sindicato”, revelando uma postura autoritária com aqueles servidores que entraram pela porta da frente através de concurso público e que cuidam diretamente da saúde e da educação de Estância Velha. Reafirmamos, prefeito Diego, retire o projeto e respeite os trabalhadores!

Pais e mães de Estância Velha lutamos por uma educação pública e de qualidade e precisamos de vocês ao nosso lado para defender o futuro da educação. Converse com os vereadores, peça que eles não aceitem esse desmonte, cobre do prefeito uma educação pública com professores valorizados, qualificados e comprometidos com a educação de seus filhos.

Juntos vamos defender a educação em Estância Velha! Contamos com sua participação nessa luta!

Últimas notícias

Compartilhe