ÚLTIMAS
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nesta terça (27), a partir das 19 horas, o programa trouxe para bancada de entrevistas, Nelson Spolaor. Ele é Secretário Geral de Governo de São Leopoldo. Também foi secretário de Habitação, construindo junto com o Prefeito Ary Vanazzi mais de 10 mil unidades habitacionais. O entrevistado falou ao Programa Conexões Esquina Democrática do Jornal O Coletivo, sobre sua trajetória acadêmica como advogado formado pela Unisinos e pós-graduado em Gestão Pública.

Ainda relatou que foi vereador e prefeito de Sapiranga por dois mandatos e que atuou nas pastorais da juventude e operária, Ceb’s, no movimento estudantil, popular e sindical, e na luta urbana, junto ao MNLM. Ele também lembrou que militou  com os Governadores Olívio Dutra e Tarso Genro na construção das lutas do partido dos trabalhadores. Na pauta o programa Conexão Esquina Democrática trouxe a terceira entrevista da série com lideranças das comunidades sobre as cidades gaúchas que queremos. 

Abordou sobre a questão da saúde como prioridade do atual e do futuro governo caso eleito seja. “Até o final do ano vamos ampliar o atendimento básico para 80%. Construímos mais 7 ESFs novos e estamos com 5 em obras neste momento. Ampliamos o horário até às 20 em várias unidades.  Também fez críticas ao Governo Estadual que não oferece muitas vagas no sistema de internação hospitalar. “A responsabilidade do Estado deve ser atendida. Eduardo Leite não pode empurrar para os municípios. Governo Leite tem que bancar no mínimo 12%, mas infelizmente somente o Governo Tarso conseguiu alcançar esse índice. 

Tratou sobre o desenvolvimento regional e o projeto industrial proposto pelo governo Vanazzi em parcerias com empresas, indústrias e sindicatos. “Temos um dos maiores parques tecnológicos que surgiu com o Olívio Dutra. Temos a Câmara temática de apoio a indústria. São 6 sindicatos patronais e 6 dos trabalhadores constituem esse projeto, trazendo o mundo acadêmico para pensar e implementar as políticas industriais.  Quero olhar pra frente. Assim como o Governo Federal também vem observando a iniciativa. A indústria no Governo Bolsonaro perdeu muito espaço. Fortalecendo esse setor aquecemos a economia”.

Também comentou que tem orgulho de ser o pré candidato do Prefeito Vanazzi, “Ter oportunidade de querer dar continuidade a um projeto que sempre sonhamos e que vimos na prática é uma honra. Vanazzi teve 4 mandatos e isso não é pouca coisa. Temos uma esperança significativa com o apoio do Governo Federal, pois governamos em momentos de extremas dificuldades com a pandemia, bolsonarismo e as enchentes. Continuaremos trabalhando muito pela felicidade de todos e todas”.

A entrevista foi concedida ao Jornalista Diones da Silveira Biagini (Doutor em Desenvolvimento Regional) e de Jonas Rodeghiero (Doutorando em Filosofia pela UFPEL). A Transmissão ocorreu no dial das rádios comunitárias de Cruz Alta, Caxias do Sul e Sapiranga. Ainda no facebook dos veículos comunitários de Viamão e Encruzilhada do Sul e também no youtube do Jornal O Coletivo em: