ÚLTIMAS
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Deputados federais que integram a Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval realizaram nesta sexta-feira (17) a primeira visita técnica aos estaleiros Renave e Mauá, no Rio de Janeiro, que fazem parte do uma iniciativa para colher diagnósticos e propostas para a retomada do setor.

Proponente da frente, o deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) destacou que, durante a visita ao Estaleiro Renave, em Niterói (RJ), que o local é um exemplo do potencial da indústria no Brasil, mas que atualmente é subtilizado. “Capacidade instalada, gerando emprego e renda muito aquém daquilo que se poderia ter na realidade atual pelo volume de demandas por embarcações, por manutenções e assim por diante”, disse.

Lindenmeyer que a Renave tem atualmente 1,5 mil postos de trabalho ocupados, mas que muito outros poderiam existir, uma vez que outros estaleiros estão ociosos. “Nós precisamos retomar essa indústria nacional que é estratégica para geração de emprego, de rende, de agregar tecnologia nacional”, disse.

O deputado destacou ainda que a frente está avaliando revisões necessárias na legislação brasileiro e está dialogando com o Executivo, com governos estaduais, com trabalhadores e com a indústria a respeito da retomada do setor naval.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) pontuou que a visita técnica resultou na apresentação de muitas propostas e diagnósticos de gargalos do setor. “Nós estamos, de novo, numa fase do País em que o governo quer industrializar o Brasil. Essa indústria faz parte do novo contexto de retomada para que a gente possa soerguer o setor naval, para gerar emprego, renda e produtos brasileiros para a soberania do País.”

José Rebelo, sócio-diretor da Renave e vice-presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior (Abani), avalia que a indústria naval acredita que o momento é de “grandes perspectivas”. “O posicionamento da Petrobras, hoje, está sendo de construção e de valorização dos estaleiros, o que é muito importante. O poder público tem olhado com bastante atenção e, com a frente parlamentar buscando retirar as amarras do nosso setor, certamente o setor naval vai despontar como um dos principais da indústria brasileira nos próximos anos”, afirmou.

A Frente Parlamntar já realizou visita técnica em Rio Grande e São José do Norte, no sul do Rio Grande do Sul, e nas próximas semanas visitará estaleiros em Santa Catarina e Pernambuco.

Fonte: Sul21

Compartilhe