ÚLTIMAS
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nesta terça (1), o programa trouxe para a bancada de entrevistas, a partir das 19 horas, a Vereadora de Cruz Alta, Laura Ajala (PCdoB). Na pauta esteve o mandato popular e a análise das eleições de 2022. Ela destacou logo no início que no dia 28 de outubro foi celebrado o dia do servidor público e no dia 30 de outubro, os republicanos devolveram o mandato popular do Presidente Lula para todos que acreditam na democracia. “Essa foi a eleição mais importante da história do Brasil. Falou mais a necessidade do povo brasileiro. Tivemos em 2020 um decreto que congelou nossos salários por 583 dias. Perdemos direitos, dinheiro e avanços de licença premiadas. A classe trabalhadora vem sobrevivendo. O servidor público consciente votou e elegeu Lula”. 

Comentou que o PCdoB, vem fazendo um rodízio entre os suplentes. “De 1 a dia 30 de novembro estarei de licença, pois comungamos da ideia de que o nosso mandato e o do Taquara é dos comunistas suplentes que também contribuíram para que existam hoje os mandatos. Nessa semana assumiu o radialista Amauri Rodrigues”. 

Sobre a retomada das cadeiras do PCdoB no legislativo estadual e nacional, Laura disse que foi uma reconquista. “Estamos sempre do mesmo lado. Temos 100 anos. “Rifamos” a Manuela em 2018 e acabamos ficando sem cadeira de Deputada Federal. Tudo pelo propósito de acreditar em um Brasil melhor. Hoje retomamos com a futura Deputada Estadual Bruna Rodrigues e com a Daiana Santos que estará em Brasília. O partido comunista teve uma grande vitória nesse pleito. Temos mulheres negras da periferia que irão representar as pautas do povo”.

Em relação ao projeto de lei em defesa do concurso público ela disse que foi encaminhada essa demanda ao executivo, “entendemos que é preciso ter mais servidores concursados, pois existe um quadro de funcionários que já está se aposentando e existe uma defasagem. Sou servidora e vejo que na Sec de Obras, por exemplo, precisamos de engenheiros, arquitetos, pois todos são contratos. O serviço público está inserido na vida da sociedade”. 

Sobre os movimentos antidemocráticos que estão nas ruas em Cruz Alta e no Brasil, a Vereadora comenta que espera que isso não se prolongue. “A esquerda não tem que entrar em provocações. Creio que as forças democráticas, as instituições e as forças internacionais estão atentos. Teremos mais alguns dias de esperneio”. Laura Ajala, conta que sofreu atentado na sua própria casa. “Atiraram pedra na minha casa. Estava de pantufa em casa e bem tranquila. Quando escutei gritos de Bolsonaro e barulhos de pedras atingindo minha residência. Tenho as filmagens do carro e das pessoas que cometeram esse crime”.

Ela conta que o mandato do partido tem aprovado projetos importantes, “aprovamos um que garante a prioridade aos portadores de diabetes que precisam fazer exames e que sofrem com o jejum nas filas, correndo o risco de ter hipoglicemia. Conseguimos aprovar esse baita projeto. Hoje as pessoas tem esse direito ao fazerem exames em clínicas particulares e públicas. Também regulamentamos a semana do idoso. Estamos trabalhando para combater o preconceito contra as pessoas idosas. Aprovamos os projetos de hortas escolares. Incentivamos a continuidade do projeto da coleta seletiva e levantamos a bandeira do meio ambiente. Somos defensores. Sabemos o quanto é importante as pessoas se conscientizarem. Temos a economia do município que deixa de levar resíduo para o aterro e ainda gera renda para as famílias. As crianças de escolas municipais contribuíram para fazer o projeto das hortas e composteiras nas escolas municipais”. 

Laura finalizou comentando que a bancada da esquerda na Câmara ficará mais forte, pois tem a possibilidade de diálogo com o executivo nacional e com novos parlamentares eleitos do PCdoB, por exemplo, que não tinha cadeiras nos legislativos e passou a ter. “No dia 19 de novembro a Daiana Santos estará em Cruz Alta e assim damos continuidade a relação dos mandatos. Ela é cria de Júlio de Castilhos, que é cria de Cruz Alta. Temos pautas que aproximam. É um mandato duplo. Com o Governo Popular temos muitas expectativas, pois já vivemos na época da Dilma e do Lula. A bancada de esquerda  estabelecerá pontes com o Governo Lula  e isso vai ser bom para o município”. O programa Esquina Democrática é transmitido todas as terças-feiras nas rádios comunitárias de Cruz Alta, Sapiranga e Caxias do Sul. Também no facebook das comunitárias de Viamão e Encruzilhada do Sul. E no youtube do Jornal O Coletivo”.

Edição textual: Jornalista Diones da Silveira Biagini (Doutorando em Desenvolvimento Regional).