ÚLTIMAS
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nesta terça (21), a partir das 19 horas, o programa do Jornal O Coletivo, Conexões Esquina Democrática, trouxe para bancada de entrevistas, Priscila Aguirres, Diretora da Fetrafi – RS, Funcionária do Banco do Brasil e Representante dos Funcionários do RS na Comissão de Empresa do BB e Joel Oliveira, Presidente do Sindicato dos Bancários da Região de Cruz Alta e Região.  Na pauta a questão da luta dos Bancários para que fosse vetado parcialmente o projeto que buscava autorizar a retirada de portas giratórias dos bancos na capital e a visão dos sindicalistas em relação a nova gestão feminina do Banco do Brasil no mês das mulheres. 

Priscila Aguirres, comenta que essa questão da retirada das portas giratórias proposta pelo Vereador Ramiro Rosário de Porto Alegre era frágil e por isso foi parcialmente vetada pelo Prefeito Melo, depois dos alertas de retrocesso e insegurança que foram denunciados pela Federação e o Sindicato dos Bancários. “Tivemos uma vitória inicial. Agora o projeto volta para Câmara onde será avaliado o veto do Prefeito Melo. Conseguimos levar o debate para as ruas. E as pessoas comentavam que isso iria beneficiar os bandidos. Esse veto parcial ainda não nos agrada por inteiro, pois tem algumas agências que possuem caixas eletrônicos e isso traz precedente para retirar as portas nesses locais. Ao mesmo tempo que o projeto reforça num ponto, retira no outro. Por isso o veto foi parcial”. 

Segundo Joel Oliveira, essa discussão das portas é esclarecedora. As pessoas precisam saber quem está do lado da população. E isso pode chegar no interior. Temos a lei do monitoramento dos biombos aqui em Cruz Alta que foi uma conquista. Lutamos aqui pela segurança da população e não podemos retroceder em nenhum lugar. Segurança sempre deve ser priorizada. Temos que melhorar essa questão em todos os lugares, sem facilitar”. 

Sobre os protestos contra a política do Banco Central, a sindicalista comenta que essa luta em relação a alta dos juros é antiga, porém hoje com a fala do Presidente Lula acaba repercutindo na sociedade e trazer essa reflexão  é fundamental, pois hoje em dia as pessoas estão se endividando cada vez mais com cartões de crédito, devido aos juros altos e quem precisa de crédito se depara com isso”. 

Joel Oliveira, comenta que, “a luta sindical e a comunicação são fundamentais para que a sociedade saiba que somente com sindicatos fortes ocorreram conquistas e barramentos de retrocessos como a questão da privatização do Banrisul e a lei da insegurança vetada parcialmente em  Porto Alegre”.

Edição textual: Jornalista Diones da Silveira Biagini (Doutorando em Desenvolvimento Regional).