ÚLTIMAS
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Professor Jonas Rodeghiero*

Crise no crânio

A crise não é na Ucrânia, é no crânio, se levarmos a frente a ideia que nosso cérebro é responsável por nossos juízos morais. Aparece com cara de polêmica o pedido da empresa de pedágios que quer repassar ao povo gaúcho seu “não lucro” esperado, um dos fatores: a crise na Ucrânia.

 Legenda: Imagem retirada das redes sociais do grafiteiro @beromoraes, que discute em sua obra cabeças e crises.

Não lucro esperado

O sistema de privatizações no Brasil é o melhor negócio para os empresários e o pior para o povo. Compra operações em funcionamento,com infraestrutura já estabelecida e, no contrato ainda consta que se a empresa não obtiver o lucro esperado o estado precisa cobrir o não ganhado, digo assim porque não existe perda.

Estado, estado meu

A metalinguagem do liberalismo transforma em conto de fadas a narrativa da sua interpretação dos fatos econômicos. E, como se não houvesse fatos, submete tudo aos rumores e vontades de um ser invisível, o Mercado.

No fim, o que existe é o estado subsidiando a economia e sendo espoliado pelos capitalistas. No fim mesmo, o que existe são trabalhadores e trabalhadoras, que, se parassem, não rodava carro, não pagava-se pedágio, não tinha estado.

Isenção fiscal, isenção moral

É sem isenção moral, com grande performance oral, que este pensamento –  que assola o Brasil e seu patrimônio público – vem se eximindo das responsabilidades que são suas. Como se não bastasse, a vinícola que foi, ainda este ano, flagrada explorando trabalho escravo vai receber isenção fiscal de 40 milhões.

Parece que é legal, mas são só os mesmo usando a lei para tapar o sol com a peneira…

 

https://www.brasildefato.com.br/2023/09/22/governo-do-rio-grande-do-sul-concede-incentivos-fiscais-de-r-40-milhoes-a-vinicola-aurora-apos-casos-de-trabalho-escravo

Jonas Rodeghiero

Doutorando em filosofia-UFPEL
Especializado em Gestão pública pela FESP-Sp